O Accion Poética, é um movimento mural-literário, que se espalha por toda América Latina, começou em 1994, em Monterrey no México, inspirado por Amando Alanis Pulido, cujo fim é a revalorização da palavra mediante a inclusão de poesia na paisagem urbana.
O movimento na fronteira visa a integração das três cidades, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este.
A ideia se consiste em muros brancos com frases pequenas em português, espanhol e guarani, sem vínculo religioso ou partidário. A ação se consiste de forma voluntária e gratuita, basta a permissão do morador para preencher os muros de poesia ou impacto. Todos podem participar, a poesia deve ser feita por todos, para todos
A reação das pessoas ao ver as pinturas é interessante, em meio as propagandas visuais de consumo, as mensagens se tornam algo incomum, muitos param, olham, ajudam, despertam.
A primeira Ação Poética aconteceu em clima de carnaval, no Cidade Nova. Em meio as marchinhas carnavalescas, com a ajuda dos moradores e das crianças na pintura. A frase é clássica do movimento, em espanhol “Sin poesía no hay ciudad”. Poesia despertando a alma, cidade.
Ajudantes que participaram da ação:
A segunda Ação também aconteceu pelo Cidade Nova, moradores doaram seus muros e as poesias se fixaram.
O terceiro dia de Ação, aconteceu no centro, em um domingo ensolarado a galera pintou três muros. Afinal, carregamos todos os sonhos do mundo, não é?
A ação poética acontece por toda região trinacional, precisamos de parceiros que queiram contribuir doando tintas, seu tempo, suas ideias, seus muros. Afinal a poesia e a expressão não tem limites.
SEM POESIA NÃO EXISTE CIDADE!
E assim começou Ação Poética na Triplica fronteira
Y así comenzó Acción Poética en la Triple frontera
Matéria publicada no blog: Desaventuras femininas.
Home
ação poética AP3F
Ação poética na tríplice fronteira
0 comentários:
Postar um comentário