Após meses de indecisões e de "disse me disse", finalmente a UNILA divulgou no seu site oficial que abrirá processo seletivo para o ano de 2013. O processo será diferente, de acordo com a nota lançada no site, terá um processo no inicio do ano de 2013, antes do inicio do semestre letivo, serão ofertadas 450 vagas para esse primeiro processo seletivo, no segundo que se realizará em setembro não foi divulgado o número de vagas ofertadas. Acompanhe:
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) realizará, no próximo ano, dois processos seletivos para ingresso de novos estudantes. No primeiro, serão ofertadas 450 vagas para o segundo semestre de 2013, nos cursos de Antropologia, Ciências Econômicas, Ciência Política e Sociologia, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Geografia, História, Relações Internacionais e Integração, Saúde Coletiva, e Letras, Artes e Mediação Cultural.
Do total de vagas, 50% são destinadas para estudantes brasileiros e 50% para estudantes de outros países da América Latina. Atualmente a UNILA conta com estudantes de 10 diferentes países. Para a próxima seleção a meta é ampliar a participação de países da América Central, que até o momento conta apenas com representantes de El Salvador. A seleção de alunos brasileiros continuará sendo feita com base na nota do ENEM. Porém, a Universidade está se preparando para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permitirá mais visibilidade e abrangência para estudantes de todo o país, além de adequação à Lei de Cotas, aprovada recentemente.
O planejamento e organização da seleção serão realizados pela Comissão de Processo Seletivo, em fase de nomeação. O pró-reitor de Graduação, Marcos Xavier, adianta que esse primeiro processo seletivo será realizado no início do primeiro semestre de 2013. “A proposta é aprimorar o processo de seleção dos alunos, particularmente dos demais países da América Latina, e permitir que os estudantes cheguem em Foz do Iguaçu antes do início do semestre letivo, previsto para o mês de setembro, para que possam ter aulas prévias de espanhol e português e se ambientarem à cidade", diz.
Para os demais cursos – Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis, Cinema, e Música – os alunos serão selecionados no segundo semestre de 2013, para que também possam chegar com antecedência e serem preparados para iniciarem seus cursos no primeiro semestre de 2014.
As mudanças na dinâmica de ingresso de estudantes se deram em função de particularidades da Universidade, que inclui a complexidade na seleção de alunos estrangeiros e realização de concurso de docentes, além de adequação de infraestrutura interna. De acordo com o reitor Hélgio Trindade, o Ministério da Educação apoia a decisão da UNILA de realizar o processo seletivo de forma mais apropriada às suas especificidades. “Entendendo que somos uma Universidade com necessidades particulares em função da natureza de sua estrutura e considerando a autonomia universitária, o Ministério nos deixou muito à vontade para, neste momento, readequarmos o processo seletivo em prol da qualidade de ensino”, declarou.
0 comentários:
Postar um comentário