{

pesquisar no blog

Seleção de Candidatos estrangeiros à UNILA

terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Seleção no exterior

Saiba como são selecionados os estudantes estrangeiros que virão para a UNILA em 2012


Por Gabriela Willig
Em 2012 a UNILA irá destinar 387 vagas para estudantes da América Latina e do Caribe. O Processo Seletivo acontece nos seis países que já têm representantes na UNILA – Paraguai, Uruguai, Argentina, Peru, Chile e Bolívia – além de Colômbia, Equador e Venezuela que passam a integrar o projeto da Universidade a partir do próximo ano. Serão ofertadas entre 40 e 50 vagas para cada país. Além disso, também serão contemplados países da América Central e do Caribe, como El Salvador, Nicarágua, Haiti e Cuba, resultado do recente contato realizado com os respectivos governos.
A seleção destes estudantes está a cargo dos ministérios de educação de cada país, com base em critérios específicos e sob a recomendação da UNILA: ser cidadão natural, ter ensino médio ou equivalente completo e idade acima de 18 anos. Para os alunos estrangeiros não é obrigatório o domínio do idioma português, já que todas as atividades são bilingues e, além disso, todos os alunos têm aulas de línguas nos primeiros dois anos de estudos.
As vagas são para 16 cursos de g
Jovens de diversas culturas convivem nos espaços da UNILA.
raduação: Cinema e Audiovisual; Música; Saúde Coletiva; Arquitetura e Urbanismo; Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química (licenciatura); Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia Civil de Infraestrutura; Geografia – Território e Sociedade na América Latina; História da América Latina; Letras, Artes e Mediação Cultural; Relações Internacionais e Integração.

Argentina
Para 2012, a UNILA vai oferecer 45 vagas para estudantes das províncias de Misiones, Corrientes, Formosa, Chaco, Salta, Jujuy, Tucumán, Santiago del Estero, Catamarca, Córdoba, Salta Fé e Entre Ríos. A Universidade, em acordo com o governo argentino, optou por selecionar jovens apenas destas regiões por serem as que apresentam maior carência de instituições de ensino superior. O processo seletivo é feito de maneira descentralizada pelo Ministério de Educação de cada província. Já há editais em aberto em TucumánMisiones e Salta.

Bolívia
As inscrições na Bolívia já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até o dia 15 de janeiro, no site do Ministério da Educação. Após o término das inscrições, os selecionados serão convocados para entregar uma série de documentos. Para candidatar-se, a Bolívia exige alguns critérios próprios como ter até 23 anos, ser oriundo de família carente, promédio geral igual ou superior a 42/70 e, para postulantes das engenharias, promédio de matemática e línguas do Ensino Médio de, no mínimo, 40/70.

Chile
Primeira turma de alunos peruanos chegou à UNILA em 2011.

Além dos critérios gerais de seleção, os chilenos que queiram candidatar-se a uma vaga na UNILA devem ter obtido uma nota promédio igual ou superior a 6 no equivalente ao Ensino Médio. Os candidatos têm até o dia 31 de janeiro para enviar para o e-mail pme@mineduc.clcópias dos documentos e formulário de inscrição disponível no site do Ministério da Educação do Chile. O resultado será divulgado, pelo próprio ministério, até o dia 24 de fevereiro. Outras informações aqui.

Equador
No Equador as inscrições estão abertas até o dia 6 de janeiro de 2012, através do Instituto Equatoriano de Créditos Educativos e Becas (IECE). O governo do Equador oferece ajuda de custo com transporte e gastos consulares para os estudantes selecionados. Outras informações no site do IECE ou através do e-mail becas@iece.fin.ec.

Uruguai
Os jovens uruguaios interessados em estudar na Universidade devem apresentar-se até o dia 29 de dezembro, munidos com os documentos requeridos na Área de Assuntos Internacionais da Direção de Educação do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai (Reconquista 535 6º piso). O atendimento é de segunda a sexta, das 10h às 16h. Outras informações aqui.

Paraguai
No Paraguai, os interessados devem preencher formulário que pode ser obtido na página web do Ministério da Educação do Paraguai. A inscrição somente será efetivada após a entrega da documentação, dos dias 12 a 30 de dezembro na Direção de Bolsas de Estudo (Independencia Nacional 874 e/ Piribebuy y Humaitá), das 7h30 às 15h.

Peru
As vagas no Peru são voltadas para alunos egressos do Colégio Secundário Presidente del Perú ou egressos da rede pública com promédio igual ou superior a 16. Para candidatar-se a uma das 45 vagas ofertadas, o candidato deve reunir os originais e cópias dos documentos listados no site do Escritório de Becas e Créditos Educativos do Ministério da Educação. O prazo para apresentar a documentação termina 17 de janeiro de 2012.

Venezuela
Pela primeira vez a UNILA terá alunos venezuelanos em seu corpo discente. Num primeiro momento as vagas são destinadas a estudantes que já estão cursando a Universidade Bolivariana de Venezuela (UBV). A seleção está sendo realizada de maneira interna na universidade. Os estudantes farão um intercâmbio internacional para completar seus estudos na UNILA. Outras informações aqui.

El Salvador, Nicarágua, Haiti e Cuba
Todos os ministérios de educação desses países foram visitados na última semana pelo secretário de Relações Internacionais da UNILA, Renato Martins. Segundo ele, todos os países receberam a proposta com entusiasmo e se comprometeram a enviar estudantes, à exceção de Cuba, que tem um ensino superior de excelência e não existe política que ampare o envio de estudantes para fazer curso de graduação no exterior. Mesmo assim, foi garantida que a proposta será avaliada pelo Ministério de Educação.

Brasil
No total, são destinadas 388 vagas para brasileiros. As bases do processo seletivo estão no Edital nº 31/2011. As inscrições estão abertas até o dia 13 de janeiro de 2012, às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo site da Universidade. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter prestado o ENEM de 2011 e ter concluído (ou estar em vias de concluir) o Ensino Médio. A avaliação será mediante a nota obtida no ENEM. Estudantes oriundos de escolas públicas terão um acréscimo na nota final, dependendo de quantos anos do Ensino Médio cursaram na rede pública de ensino. Outras informações sobre o Processo Seletivo 2012 para brasileiros aqui.

fonte: site oficial da Unila

Compartilhe este artigo :

0 comentários:

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Curso de Economia Unila - All Rights Reserved
Adaptado por: Rogerio Correa
Template Criado por: Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger